quarta-feira, 3 de abril de 2013

Implantada em Portugal desde o século XII, a Ordem de Cister


Implantada em Portugal desde o século XII, a Ordem de Cister acompanhou a formação do território e a afirmação política da primeira dinastia. Estendendo progressivamente os seus mosteiros nas regiões centro e norte, graças à especial protecção régia, os monges brancos contribuíram de forma decisiva para a colonização e desenvolvimento das vastas áreas que ocuparam aplicando técnicas agrícolas inovadoras e intensivas e, sobretudo, uma grande disciplina de organização do espaço.            


São João de Tarouca. Monges de origem um eremitério, passando depois a mosteiro beneditino. Afiliado na Ordem de Cister de 1143 ou 1144. Primeiro mosteiro cisterciense em Portugal. Situado na Beira Alta, concelho de Tarouca, distrito de Viseu.
Há que tomar conta que antes cistercienses em Portugal já existiam os mosteiros visigóticos, aproveitados por esta mesma ordem. Como exemplo: São Mamede de Lorvão.      

São Tiago de Sever. Monges. Afiliado na mesma época que São João da Tarouca, do qual era dependente. Suprimido depois de um século de existência, aproximadamente.                        

Santa Maria das Salzedas. Monges. Afiliado ou fundado entre 1191 ou 1196. Situado na Beira Alta, concelho de Tarouca, distrito de Viseu.           

São Cristóvão de Lafões. Monges. Afiliado em 1163. Situado na Beira Alta, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.           

Santa Maria de Bouro. Primeiro um eremitério e depois mosteiro beneditino. Afiliado na Ordem de Cister no fim do século XII (1182-1195). Situado no Minho, concelho de Amares, distrito de Braga.           

Santa Maria de Maceira Dão. Monges. Afiliado em 1188. Situado na Beira Alta, concelho de Mangualde, distrito de Viseu.           

Santa Maria de Fiães. Monges. De início, mosteiro beneditino. Afiliado na Ordem de Cister entre 1173 e 1194. Situado no Minho, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.           

Santa Maria de Seiça. Monges. Doado a Alcobaça por D. Sancho I em 1195. Situado na Beira Litoral, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra.              

Santa Maria de Aguiar. Monges. De início, mosteiro beneditino português. Anexado pelo Reino de Leão, voltou a ser português no fim do século XII (?), e afiliou-se na Ordem de Cister. Situado na Beira Alta, território de Riba Côa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.           

São Pedro das Águias. Monges. Afiliado no século XII/XIII. Situado na Beira Alta, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.           

Santa Maria de Ermelo. Monges. Afiliado no início do século XIII. Situado no Minho, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.           

São Mamede de Lorvão. Monjas. Na origem, mosteiro visigótico, passando depois a mosteiro beneditino. Afiliado na Ordem de Cister entre 1200 e 1206. Depois de ter expulsado os monges beneditinos, a infanta Teresa, filha de D. Sancho I, que veio a instalar nele monjas cistercienses. Situado na Beira Litoral, concelho de Penacova, distrito do Coimbra. Lorvão é um dos mosteiros portugueses mais antigos, tendo sido por meio dele que a Regra Beneditina foi introduzida em Portugal e difundida pelo País.              

Santa Maria de Celas. Monjas. Fundado em 1215 pela infanta Sancha, filha de D. Sancho I. Situado na cidade de Coimbra, Beira Litoral.           

Santa Maria de Tomarães. Monges. Fundado em 1217. Situado no Ribatejo, concelho de Tomar, distrito de Santarém. Extinto no século XVI. Desapareceu.           

Santa Maria da Estrela. Monges. Fundado em 1220, a sua construção nunca foi completada; foi extinto em 1579. Situado na margem do rio Zêzere, a sul da Covilhã, distrito de Castelo Branco. Desapareceu.           

São Paulo de Frades. Monges. Às vezes conhecido pelo nome de Almaziva. Fundado ou afiliado em 1221. Situado na Beira Litoral, concelho e distrito de Coimbra.           

São Pedro e São Paulo de Arouca. Monjas. Mosteiro fundado em 716, aproximadamente. Comunidade dupla, colocada em 951 sob a invocação de São Pedro e São Paulo. Monjas beneditinas em 1153. Afiliado na Ordem de Cister em 1225 pela infanta Mafalda, filha de D. Sancho I. Situado no Douro Litoral, concelho de Arouca, distrito de Aveiro.            

São Salvador de Bouças. Monjas. Pequeno mosteiro nos arredores do Porto, afiliado em 1228. Extinto pouco depois.            

Santa Maria das Júnias. Monges. Afiliado em 1247. Situado em Trás-os-Montes, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.            

São Bento de Castris. Monjas. Na origem, agrupamento de mulheres devotas junto às fortificações de Évora. Afiliado na Ordem de Cister em 1275, o mosteiro instalou-se nessa altura no sítio actual. Situado no Alto Alentejo, concelho e distrito de Évora.            

Santa Maria de Almoster. Monjas. Fundado em 1287. Situado no Ribatejo, concelho e distrito de Santarém.            

São Dinis de Odivelas. Monjas. Fundado em 1294 por D. Dinis. Situado na Estremadura, concelho de Loures, distrito de Lisboa.           

São Bento de Xabregas. Monjas. Fundado em 1492 na cidade de Lisboa. Passados alguns anos, a pedido de D. Afonso V, o abade de Alcobaça cedeu-o aos Cónegos de São João Evangelista. Também designado Lóios.            

São Bernardo de Portalegre. Monjas. Também conhecido como Nossa Senhora da Conceição de Portalegre. Fundado em 1518. Situado no Alto Alentejo, concelho e distrito de Portalegre.           

São João de Vale Madeiro. Monjas. Fundado cerca de 1525/1530, perto de Canas de Senhorim (distrito de Viseu). Não há nenhum vestígio deste mosteiro, que foi extinto em 1560.           

Santa Maria de Cós. Monjas. Na origem, agrupamento de mulheres devotas em 1241 ou 1300, sendo a data incerta. A Abadia de Alcobaça assegurava-lhes o sustento. Afiliado na Ordem de Cister cerca de 1530. Situado na Estremadura, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria.           

São Bernardo de Tavira ou Nossa Senhora da Piedade de Tavira. Monjas. Fundado em 1530. Situado no Algarve, concelho de Tavira, distrito de Faro.           

Colégio do Espírito Santo ou de São Bernardo. Monges. Fundado em 1545 e ocupado em 1549. Situado na cidade de Coimbra. Elevado a abadia em 1596. Desapareceu.           

Nossa Senhora do Desterro. Monges. Fundado em 1591 na cidade de Lisboa. Era um edifício imponente, ricamente decorado, mas nunca teve muitos monges. Destruído em 1755. Reconstruído em 1763. Hoje convertido em Hospital.             

Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo. Monjas. Fundado em 1654. Situado na cidade de Lisboa, próxima da actual Embaixada de França. Destruído em 1755 e depois reconstruído. Desapareceu.            

Nossa Senhora da Assunção de Tabosa. Monjas. Fundado em 1685. Situado na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu.