sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Açudes em Lourosa - Oliveira de Hospital

 Açudes em Lourosa

O curso de alguns rios foram desviados a montante, e as suas margens saíram de canais ou açudes – retenção de água.


                            Açude

 Rio dos cavalos é um afluente e estuário do rio mondego (próximo de São João de  Areias ) que em São Geraldo deriva  para a ribeira da ripela (latin) Ribelas, vindo a encontrarem-se em Nogueira do Cravo com o Rio dos cavalos.

A ribeira do Cal era um córrego de água vinda da ribeira de Ribelas (aquífero) para a Ínsua ao lugar do Pombal com alveo até Venda da [estrada} Esperança.  

      A ribeira do Cal foi aproveitado para os açudes do Campo. A força braçal [construiu] no novo alveo e mudança do dito rio que pretendem com as cautela e segurança  necessária na terra por onde a pretendem [o córrego] fazer e branda lavradia, e  reparo, [e] forrar-se toda de paredão forte, de huma e de outra parte do alveo, para que se não rompa e fique tudo reduzido a hum lago.

Ribeira das cabeçadas que nasce entre Candosa e percelada encontra-se com a ribeira do Pinheiro que nasce na quinta da venda do porco e desagua no rio Alva, em Coja. os arroteadores que tinham  as suas propriedades do termo da Villa  de lourosa,   do domínio directo da Comenda da Ordem de Christo. a quem não só se pagão as suas respectivas pensoens annualmente, mas também todos os dizimos de todos os fructos que della se colhem, como he bem sabido; mudaram o cursso do rio  que corre por dentro  da freguesia,  diviza de hua e outra, e guia-lo por dentro da freguesia dos supplicante fazendo-lhe novo álveo cortando e occupando para isso as propriedades da dita freguesia.




Terrenos designados por Leira, Campo, Talho Cortelho, Bocado e Migalho DE SEMEADURA são  regados por um açude  medido por   RAZAS, QUARTOS (de raza) E MAQUIAS.Cada localidade determinava o volume da sua Raza.

     A extinção das ordens religiosas em 1834, e a venda dos seus terrenos em hasta pública iniciou um movimento migratório de famílias oriundas das localidades limítrofes da Região do Centro da Beira que se misturaram com os sobreviventes da população local, quase exterminada pelas invasões francesa e pelos conflitos da guerra civil.   

         Os campos férteis têm constituição geológica variada – piso de granito, de xisto , de arcoses e cascalheiras  de  relevo mais uniforme , sobretudo à superfície  graníticas   lisa – solo fundo produtivo e   rico em milho, cevada, legumes, azeite e fruta.

 Campo é uma tipologia de terra fértil, que pode ser designado local mais abundante do termo. 



       Correram diferentes teorias sobre a origem do topónimo Campo:

 Campo Maior, Campo Grande, Campo Pequeno, que são mencionadas muito férteis no seculo XV, e Campo de S. Jorge - que os mouros já possuíam abundancia. 

 

       Falando do Campo, vasta área rural pertencente ao actual termo (Freguesia) Lourosa com terrenos de regadio, vinhas oliveiras, árvores de fruto, e solo fértil para cereais. O campo é constituído por uma planície e pequenas elevações, sendo o sitio do  Cabeço   conhecido mais tarde como  ou Outeiro. Diziam os mais velhos, sem mencionar com precisão, a existência de um moinho de vento no cabeço, do tempo dos seus avós. «O cabeço ou Outeiro surrado de cabras e ovelhas por ser farto de urze e sargaço , conheceu o seu novo proprietário a meados do seculo   XIX.

       Informação do meu bisavô:  Uma casa gastava 10 litros de agua por dia. Um cavalo bebia  25 litros diários . As aldeias não tinham  meios para apagar os incêndios. As populações pretendem fixar-se perto dos rios, sem portos para fugirem ao bulicio...   os conflitos  eram  muitas vezes gerados   quando alguém  era  encontrado a  lavar  coros, peles, cubas, cinzas e  sabões.

 

Corrego ou levada  foto 1cheia  foto 2 Limpa  foto 3 suja