terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O mistério da vida de William Shakespeare

     William Shakespeare


     Seguindo o velho ditado que diz: - “por detrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher “. Certos historiadores, defendem que, «Anne Hathaway, primeira mulher, era na realidade a autora dos textos que, posteriormente, o seu marido editava em londres para os colocar em cena.»
     William Shakespeare, embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a 23 de Abril de 1564, com base no registro de seu baptizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, dos ingleses serem baptizados três dias após o nascimento. O seu misterioso desaparecimento, dado como falecido a 23 de Abril de 1616).
      Miguel Cervantes,- (29 de Setembro de 1547 -23 de Abril de 1616). Faleceu no mesmo dia de Shakespeare, e devido às similitudes dos dois poetas dramaturgos, e a coincidência da mesma data de falecimento, o escritor Carlos Fuentes (1928-2012) sugeriu que Shakespeare e Cervantes eram a mesma pessoa.

     Alguns estudiosos e pesquisadores acreditam na hipótese de que Shakespeare não seja realmente o autor das próprias obras, discutindo a questão da identidade de Shakespeare.
     A escritora norte-americana atribui algumas obras de Shakespeare a seu homónimo sir Framcis Bacon (1561 – 1626) 1°. Visconde de Alban, - Ensaísta, filósofo e estadista.
 
     O que sabemos é que Shakespeare foi o apogeu que revolucionou a história da literatura inglesa e universal. E, que fora a estrela da companhia de teatro de Lord Camberlain, sem que haja documento ou manuscrito assinado pelo seu punho, e com sua letra.
     Nunca apareceram das provas evidentes de que seja autor de “Hamlet.” 
     Não existem referências escritas por parte de terceiros, que ligasse o Shakespeare de Stratford-Upon-Avon de origens humildes, filho de John Shakespeare industrial e comerciante de peles.

 O registo de casamento com «Anne Hathaway, em 1582, do qual nasceram três herdeiros, registado no seu testamento em que não fora nada generoso com sua esposa, deixando-lhe a sua «segunda melhor cama» que, se pode supor que após da sua morte, vivessem separados.
 Sem que nada se saiba durante os primeiros dez anos de casamento. em 1592, aparece  instalado em londres     

  A morte de William Shakespeare envolve mistério. De acordo com os testemunhos da sua época, o seu desaparecimento causou grande impacto entre os seus contemporâneos. O seu legado é divulgado em 1737 com uma herança demasiado pobre para um homem tao celebre.


Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon onde se pode ler um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição de quem mover seus ossos. – A razão para desconfiança!