quinta-feira, 25 de maio de 2023

Igreja de San Salvador de Priesca - Asturias

 

San Salvador de Priesca

 Igreja pré-românica, construída em 921, segundo várias inscrições no reboco das suas pilastras, que foram testemunhadas antes do seu  desaparecimento  no ano de 1922.

A arquitectura pré-românica asturiana entra na sua última fase com a morte de Afonso III  rei das Astúrias  




San Salvador de Priesca é Consagrada em 24 de Setembro de 921, tem como referência arquitectónica e decorativa o modelo da Igreja de San Julián de los Prados de Oviedo.

 O arquitecto Manoel Garcia del Busco em 1913 intervém da remoção de rebocos dos pilares originais da igreja de Priesca provocando uma perdida irreparável das inscripcao da consagração da igreja. Igualmente foram repicados os antigos retábulos, os arcos das arquivoltas a ocasionar a perdida das pinturas originais. Não ficando por aí, igualmente raspam os capiteis fazendo desaparecer os paramentos ornamentais (relevos) de origem.

As reformas sofridas no séc. XVII E XVIII da estrutura ocidental foi  alterada  substancialmente; planta basílica formada por três naves, sendo a central mais larga e mais alta que as laterais, com coberturas  de madeira e separadas por pilares de cantaria de base quadrada com capitéis-impostos de molduras e bases que sustentam três arcos semicirculares de tijolo.

 

 


A igreja completamente desintegrada da sua origem em 1936 , durante a guerra civil perde a sua cobertura com  um incêndio, salvando-se apenas toda a a estrutura  da armadura da câmara  abacial. Iniciou-se o restauro pela cobertura As reformas sofridas