Tomei
o incentivo de investigar quem seriam, e nos arquivos da santa casa, que era um
recolhimento de mulheres arrependidas, anexado ao mosteiro das penitentes em
1543 direccionadas para a caridade aos mais vulneráveis, e assistiam de forma
catequizadora contra o pecado.
Casa Pia das convertidas de lisboa por
iniciativa régia estava repartida em três: resguardo de órfãs Honradas; viúvas,
desamparadas e mulheres “perdidas” . As
freiras penitentes de Santo Agostinho acordaram com a Irmandade de edificar o
mosteiro junto às paredes da Ermida de Santa Ana, , sob a protecção da rainha D. Catarina,
mulher de D. João III, lavrando-se escritura da concordata, em 21 de Julho de
1561.
Os recolhimentos órfãos Honradas; existe
desde 1543, sob
administração e vigilância
da confraria da
Paixão de Cristo,
preservando a honra e virtude de
jovens órfãs
Casa
de Santa Maria Madalena penitente recuperação de mulheres em perigo de
cair numa vida dissoluta.
Lisboa
era um palco de grandes
movimentações populacionais e
como tal, a pobreza
expunha-se em grande numero . a oferta
de serviços sexuais,
tornou-se relevante entre os monárquicos, republicanos e
anarquistas sem verem os seus
maus exemplos, a
retirada destas mulheres
das ruas
“Estava
previsto na lei de D. Sebastião, de 1570, que as “mulheres de fortuna” fossem
remetidas para ruas próprias “para se evitarem serem inconvenientes
de
viverem com
outra gente
A
lei castigava as pessoas “que dão ou
consentem alcouce em casa, e ás mães que prostituem suas
filhas”
A Visitação reporta mulheres abandonadas com maridos ausentes em territórios ultramarinos, eram acolhiam pela Casa Pia das Convertidas.
Finais do séc. XVIII já havia ,
cerca de 25
recolhimentos em lisboa A tutela
destas instituições foi
exercida pelo Estado,
através da Mesa
da Consciência e
Ordens religiosas , ou
por entidades por
si designadas –
Confrarias e Irmandades, e santa casa da Misericórdia.
Confraria
da Paixão de N. Sr. Jesus Cristo (id. 1961:73), que também administrava o
Mosteiro das Órfãs Honradas destinado a “filhas de ministros e fidalgas cujos
pais houvessem falecido em serviço da coroa”
Procurando-se
um espaço mais adequado, o recolhimento foi transferido para a colina de
Santana, junto da ermida da mesma
evocação.
A comunidade passou a dispor de cuidado
espiritual apropriado e a assistir ao culto através de uma grade aberta
na parede do
edifício
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