segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Melungeons

 

Melungeons

 Quando Portugal estava sobre a governação da corte castelhana no seculo XVII, desapareceram muitos marinheiros e navegadores portugueses e espanhóis.




     A história norte Americana menciona – náufragos navegadores portugueses e espanhóis que chegaram aos Estados Unidos da América no seculo XVII que se misturam com os indígenas locais (índios) e, dos seus casamentos descenderam crianças de olhos azuis e pele clara, formando uma nova etnia.

 

       A presença da etnia dos melungeons espalhou-se pelas Montanhas Appalachia , a leste do Tennessee , sudoeste da Virgínia e leste do Kentucky, e  sentida na   Virgínia e Carolina do Norte - sujeitos a discriminação como o0s Índios nos últimos 300 anos.

Embora não haja consenso sobre quantos descendentes existem hoje. Os estudos genéticos afastam a teoria de que os melungos sejam descendentes de portugueses. As evidências genéticas mostram que as famílias historicamente chamadas de melungas são descendentes de homens africanos subsaarianos e de mulheres brancas com origem no norte e no centro da Europa.


     O mais curioso é que, os Melungeons referem ser descendentes de pessoas livres de origem de portugueses. E dizer que eram de "origem portuguesa"  foi uma maneira que os antepassados dos melungos encontraram para escapar da escravidão e para reter outros privilégios que acompanhavam o status de serem considerados "brancos. "

 

    

Sem comentários:

Enviar um comentário