sexta-feira, 8 de março de 2013

Cavalos

O aspecto de um cavalo em términos biológicos teve a evolução do seu tamanho desde que o homem os domesticou.

Contam os antropólogos que o cavalo é descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter-se iniciado com o Hyracohterium, um animal com cerca de 40 cm de altura
 Causas da crescente mudança do meio-ambiente na batalha do animal pela sobrevivência, e das adaptações que foram sendo necessárias durante o processo de sua evolução. Com a mudança gradual do clima, a terra se tornou mais seca, e os pântanos foram cedendo lugar a extensas planícies gramadas.

Documenta-se que: fenícios e romanos apostavam no desenvolvimento da robustez dos cavalo para puxar carros de guerra puxados por dois cavalos de lado a lado  com o mesmo poderio e velocidade, criando-os em prados frescos com bom pasto cerca dos rios – como conta a lenda de chãs d’égua.
Um pónei adulto nos tempos de hoje não supera 1,48m na sua alçada – medida da altura vertical entre o solo a as suas vertebras, segundo essa classificação actual, na antiguidade todos os cavalos eram póneis.
Na época do império romano os cavalos tinham entre 1,43m e 1,50 de alçada, essa ultima medida era muito rara, e só eram montados pelos cônsules e generais, que eram os mais importantes magistrados: comandavam o exército e pertenciam ao senado (1).

Os cavalos de raça Tarpam sobreviveu até 1850 (extinta)(2) e Przewalski (recuperada) de estrepas euroasiática tinham tapas entre 1,20m e 1,35m, eram utilizados nas guerras do tempo medieval. Transportavam os seus cavaleiros acouraçados em plena batalha, porque depois eram substituídos por cavalos mais frágeis para prosseguirem a sua marcha.

Os cavalos Mongóis no seculo XIII, começaram a ser muito cobiçados em todo o oriente pela sua velocidade e envergadura para a época com as suas alçadas entre 1,30m e 1,40m, enquanto no ocidente chegavam ao 1,65m e chegaram à Europa através dos Cruzados que viram na sua espécie uma fonte de riqueza comercial.

Só na alta idade média sem se saber a verdadeira causa do desenvolvimento das raças de cavalos, começando aparecer com maior estatura, com grande robustez para trabalhos agrícolas e para fins militares, que chegaram aos tempos de hoje com 1,82m, tendo a maior evolução desde o seculo XVII

 (2) raça Tarpam - Acredita-se que seja o antecessor do cavalo Árabe e de outros puros-sangues.
          Tarpam - 1909  extinto

                                                    Tarpam 1800

Sem comentários:

Enviar um comentário