Muitos aristocratas viajantes à Grã-Bretanha, depois
de viajarem de comboio naquele país acharam que o comboio em Portugal seria um
grande progresso, e pressionaram o rei D. Pedro V a viabilizar um projecto com
os engenheiros ingleses. Veio a primeira locomotiva já usada nas linhas férreas
inglesas para a inauguração da linha férrea Portuguesa, desde o estacão de
santa Apolónia ao Carregado numa locomotiva a vapor com pouca potência.
Esta,
puxava umas tantas carruagens cheias de convidados que ficaram dentro delas ao
longo da linha para que a primeira carruagem que levava D. Pedro V a bordo
chega-se ao ponto festivo da inauguração da linha férrea, no Carregado.
A
locomotiva tinha força para puxar umas quantas carruagens cheias de gente, e toda
aquela gente abandonada nas carruagens através do percurso da linha acabaram
por serem resgatadas pelos seus serviçais e lacaios um dia ou mais depois do
sucedido.
A
alta sociedade convidada pelo Rei D. Pedro nunca esqueceu aquele dia, que
acabou por passar através dos seus descendentes até aos nossos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário