terça-feira, 26 de março de 2013

Projecto de viagem de Lisboa ao Porto por linha férrea

 16-09-1856 – Com um projecto de viagem de Lisboa ao Porto em doze horas por linha férrea, quando na normalidade as pacata diligências com seis pessoas levavam cinco dias, sempre com a possibilidade de algum assalto pelo caminho. O percurso mais seguro seria de barco ao longo da costa com o mesmo tempo, mas mais seguro caso não houvesse alguma tempestade marítima, que impossibilitasse a velocidade do navio. Conta-se que qualquer tempestade fazia com que o navio ancora-se no primeiro porto, e ali permanecessem até o final da tempestade.
 Muitos aristocratas viajantes à Grã-Bretanha, depois de viajarem de comboio naquele país acharam que o comboio em Portugal seria um grande progresso, e pressionaram o rei D. Pedro V a viabilizar um projecto com os engenheiros ingleses. Veio a primeira locomotiva já usada nas linhas férreas inglesas para a inauguração da linha férrea Portuguesa, desde o estacão de santa Apolónia ao Carregado numa locomotiva a vapor com pouca potência.
Esta, puxava umas tantas carruagens cheias de convidados que ficaram dentro delas ao longo da linha para que a primeira carruagem que levava D. Pedro V a bordo chega-se ao ponto festivo da inauguração da linha férrea, no Carregado.
A locomotiva tinha força para puxar umas quantas carruagens cheias de gente, e toda aquela gente abandonada nas carruagens através do percurso da linha acabaram por serem resgatadas pelos seus serviçais e lacaios um dia ou mais depois do sucedido.
A alta sociedade convidada pelo Rei D. Pedro nunca esqueceu aquele dia, que acabou por passar através dos seus descendentes até aos nossos dias.

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