quinta-feira, 22 de junho de 2023

Identificação da arte sacra

 


Geralmente, as igrejas  possuem dois púlpitos, um do lado da epístola (lado direito de quem entra na igreja).

  Os Púlpitos são usados nas igrejas   , conventos, mosteiros e  refeitórios  A sua forma sugere um pequeno camarote acostado na parede - de forma que o sacerdote suba por uma escada. 

 Os púlpitos usados até o terceiro quartel do século XVII caracterizam-se por serem em madeira, acompanhados de uma cobertura denominada dossel, baixa-voz ou guarda-pó.Na primeira tipologia do barroco, o Nacional Português, os púlpitos ganharam grande relevância. Eram elaborados em madeira, inteiramente dourados, quase sempre decorados com plumagens e folhas de acanto, podiam aparecer, em sua talha, as fênix, os anjos músicos ou ainda atlantes de sustentação.


BALAUSTRADAS

A balaustrada é um elemento muito comum utilizado na divisão interna das igrejas, delimitando o espaço da capela-mor, da nave e capelas ou retábulos laterais






                                                                      Capiel Toscano 




    CONSISTÓRIO -  sala localizada geralmente na parte posterior das igrejas, no piso superior, acima da sacristia, onde se reuniam os religiosos ou fiéis de determinada irmandade.

     CONSOLO - peça saliente e ornada, em pedra ou madeira, para sustentar vasos, estátuas.

     CORO - balcão geralmente situado acima da porta central ou nas partes laterais da capela-mor  destinado a abrigar cantores em cerimónias religiosas.

     EDÍCULA -  pequeno nicho onde geralmente se colocam imagens de santos

 

FOLHA DE ACANTO - espécie de cardo, usado   com frequência na arquitectura sepulcral, daí o simbolismo que vincula o acanto à imortalidade. Encontrado  desde a antiguidade clássica como elemento decorativo comum em construções. Elemento característico do capitel coríntio.

Símbolo FENIX - consumia e renascia das próprias cinzas.

Símbolo PELICANO  - fere o peito para dar o próprio sangue de alimento para os filhotes diferencia-se da Fénix pelo formato do bico e das patas.

GALILÉ - espaço entre a parede da fachada principal da porta da igreja e parede da nave. Abrigo aos viajantes e peregrinos; para encontro entre os fiéis antes de adentrarem ao templo; Elemento comum nas igrejas de estilo maneirista, quase totalmente suprimido na arquitectura barroca.

IMPOSTA - elemento saliente ao alto do pé-direito de uma parede, onde assenta a pedra inicial de um arco, por  vezes, constituído por uma moldura em forma de consolo.

PEANHA - pequeno pedestal onde se colocam imagens, bustos ou estátuas

 Podemos citar como primeiras zonas produtoras de imagens sacras do século XVI e   XVII, foram produzidas   para  as regiões que detinham o poder político e económico.

Imagens sacras são classificadas em quatro tipologias diferenciadas;

Eruditas, populares e de fronteira ( entre o erudito e o popular).

As imagens eruditas seguem um cânone artístico, cultural presente em cada época e lugar. As imagens populares possuem uma grande variação, são frutos de um conhecimento empírico que não segue os cânones das imagens eruditas, devido à falta de instrução e formação académica de seus artífices, homens do povo e não, artistas eruditos. A desproporção anatómica, com cabeças, pés e mãos grandes e o tronco avantajado.


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