Geralmente,
as igrejas possuem dois púlpitos, um do
lado da epístola (lado direito de quem entra na igreja).
Os Púlpitos são usados nas igrejas , conventos, mosteiros e refeitórios A sua forma sugere um pequeno camarote acostado na parede - de forma que o sacerdote suba por uma escada.
Os púlpitos usados até o terceiro quartel do século XVII caracterizam-se por serem em madeira, acompanhados de uma cobertura denominada dossel, baixa-voz ou guarda-pó.Na primeira tipologia do barroco, o Nacional Português, os púlpitos ganharam grande relevância. Eram elaborados em madeira, inteiramente dourados, quase sempre decorados com plumagens e folhas de acanto, podiam aparecer, em sua talha, as fênix, os anjos músicos ou ainda atlantes de sustentação.
BALAUSTRADAS
A balaustrada é um elemento muito comum utilizado na divisão interna das igrejas, delimitando o espaço da capela-mor, da nave e capelas ou retábulos laterais
CONSISTÓRIO
- sala localizada geralmente na
parte posterior das igrejas, no piso superior, acima da sacristia, onde se
reuniam os religiosos ou fiéis de determinada irmandade.
CONSOLO - peça
saliente e ornada, em pedra ou madeira, para sustentar vasos, estátuas.
CORO - balcão geralmente situado
acima da porta central ou nas partes laterais da capela-mor destinado a abrigar cantores em cerimónias
religiosas.
EDÍCULA - pequeno nicho onde geralmente se colocam
imagens de santos
FOLHA DE
ACANTO
- espécie de cardo, usado com frequência na arquitectura sepulcral, daí
o simbolismo que vincula o acanto à imortalidade. Encontrado desde a antiguidade clássica como elemento
decorativo comum em construções. Elemento característico do capitel coríntio.
Símbolo FENIX - consumia
e renascia das próprias cinzas.
Símbolo PELICANO
- fere o peito para dar o próprio
sangue de alimento para os filhotes diferencia-se da Fénix pelo formato do bico
e das patas.
GALILÉ - espaço entre
a parede da fachada principal da porta da igreja e parede da nave. Abrigo aos
viajantes e peregrinos; para encontro entre os fiéis antes de adentrarem ao
templo; Elemento comum nas igrejas de estilo maneirista, quase totalmente
suprimido na arquitectura barroca.
IMPOSTA - elemento
saliente ao alto do pé-direito de uma parede, onde assenta a pedra inicial de
um arco, por vezes, constituído por uma
moldura em forma de consolo.
PEANHA - pequeno
pedestal onde se colocam imagens, bustos ou estátuas
Podemos citar como primeiras zonas produtoras de imagens sacras do século XVI e XVII, foram produzidas para as regiões que detinham o poder político e económico.
Imagens
sacras são classificadas em quatro tipologias diferenciadas;
Eruditas,
populares e de fronteira ( entre o
erudito e o popular).
As imagens eruditas seguem um cânone artístico, cultural presente em cada época e lugar. As imagens populares possuem uma grande variação, são frutos de um conhecimento empírico que não segue os cânones das imagens eruditas, devido à falta de instrução e formação académica de seus artífices, homens do povo e não, artistas eruditos. A desproporção anatómica, com cabeças, pés e mãos grandes e o tronco avantajado.
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