O
dia de Santo - Bênção dos animais. Todos os animais eram
responsados diante do patrono dos animais para que não pateassem de febre
engordassem facilmente.
A bênção dos animais era festa rija
Segundo a Lenda, a bênção do gado tem origem da alta idade média, realizada no dia de Santo Antão, associada à bênção do porco por um grupo de lavradores do Motte-Saint-Didier. No ícone do santo Antão eremita, aparece um porquinho com um sino, objecto que era amarrado aos porcos em toda a região envolvente do Motte-Saint-Didier, para facilitar sua localização.
A devoção do povo, acabou por estender o mesmo patrono a todos os outros animais; Santo Antão padroeiro dos
criadores de gado e, protector dos animais domésticos e esquinos (Equus ferus) , cuja memória celebra-se a 17 de Janeiro.
A
igreja cristã Ocidental redimiu a crença antiga de Santo Antão e assinala uma
outa segunda data opcional : o dia 4 de
Outubro - Dia de São Francisco de Assis.
As minhas investigações etnográficas
Festa da Bênção do Gado, cuja origem se perdeu, assim como a memória dos tempos desses a tradição rural, retoma ao fim de muitos anos a revelar as raízes ancestrais identificadoras das vilas que ressuscitaram a sua historia.
As
festas foram perdendo a sua regularidade
por volta de 1930. Outras
realizaram-se apenas em anos de excepção, ou quando o pároco entendia ser oportuno a sua realização,
acabando por as realizar de 4 em 4 anos.
Muitas das festas suspensas viriam a
coincidir com a inauguração da luz eléctrica; a inauguração da Casa do Povo com
um figurino renovado. A Bênção do Gado passou a integrar um dos dias processionais.
A minha avó dizia: Os paroquianos queixavam-se ao padre que o seu gado andava minguado e sem amparo.
«O dia de Santo Antão é dia de Bênção dos animais. Todos os animais eram responsados diante do patrono dos animais para que não pateassem de febre engordassem facilmente.
O cortejo é feito igualmente com passagem
junto à igreja. Nesse dia era motivo de muita alegria e de festa rija para os
proprietários do gado. O sino da igreja tocavam, e os sinetes das vacas e
bezerros alegórica no outeiro cheio de rezes a receberem aspersão de água benta
acompanhados dos seus tutores. – dizia o meu tio Adelino Alves Pinto (1929-
2009?)!
A minha mãe nascida em 1932 descreve: a
bênção do gado no outeiro (antigo mercado). A etnografia teria mudado de local
pela grande quantidade de gado para local com mais condições de
salubridade.
Bençao do Gado em Sao Mamede
Todos os anos, em Agosto, celebra-se a Bênção do Gado nas Festas de São Mamede concelho de Sintra) . Nesta bênção existe a tradição das fitas coloridas abençoadas protectoras, usadas pelos donos dos animais ao pescoço. Actualmente são abençoados cavalos, vacas, galinhas ou coelhos. Os animais entravam na capela, tal como outrora em certos santuários pagãos de Diana. Francisco de Holanda era um entusiasta pela cenografia romana.
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